top of page

Discussão: Eu cuido de tudo, mas quem cuida de mim?

  • integralizablog
  • 9 de abr. de 2024
  • 1 min de leitura

“Eu cuido de tudo, mas quem cuida de mim?”. O título diz muito sobre o texto. Em uma sociedade cada vez mais ativa, é comum o constante pensamento da robotização humana dos diversos profissionais e estudantes. Esse processo leva ao aumento da probabilidade do descuido de si próprio e, consequentemente, do outro. Tal reflexão abrange justamente esse fator: o espelhamento do médico-paciente frente aos seus desafios diários, visto que ambos são humanos.

Ainda na faculdade, somos colocados e treinados sob pressão constantemente, que geram consequências para a vida adulta e profissional. Hoje, devido a exaustão perante as extremas jornadas de trabalho, o tempo para si é raro. Nesse contexto, situações como ir a uma praça, assistir um filme no cinema, viajar, sair com a família são raras e isso acaba nos adoecendo. No relato de Bruna, percebemos uma inquietação comum de final de ciclo, na qual as matérias exigem mais do aluno e o estressa. A alta expectativa no resultado gera uma ansiedade e uma exaustão contínua, resultando em noites mal dormidas e na escassez de exercícios físicos, por exemplo.

Ademais, ao observar na paciente a sua própria realidade, a estudante reflete: como posso cuidar da situação do outro se estou na mesma situação que ela e não consigo cuidar de mim mesma? A partir de tal ponto, essa reflexão a leva a pensar em alterar sua rotina, reorganizando-a e priorizando o que de fato importa: a sua vida.

Por fim, você, estudante ou profissional, tem reservado tempo para si mesmo? Você considera importante essa questão para um possível espelhamento com o outro?


Atenciosamente,

Equipe editorial Integraliza.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Não há coincidências, há propósitos.

Era uma sexta-feira. Acordei depois de poucas horas de sono e fui para a aula do rodízio de habilidades. A professora Suely logo se encarregou de realocar os pacientes entre as duplas para que iniciás

 
 
 

Comentários


© 2023 por Integraliza. 

  • Instagram - Black Circle
bottom of page